segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O meu Nirvana de outros tempos...baixar os 9 minutos

Vem esta recordação a propósito da minha corrida de ontem nos 3000m e daquele que será um dos objetivos primordiais a atingir em 2011, baixar os dez minutos aos 3000m.

***

Fiz a minha iniciação no atletismo nas provas populares maioritariamente corridas na estrada. Quando ingressei no Benfica o meu sonho era correr na pista. O desejo em destacar-me era incompativel com a minha falta de velocidade. Daí que eu quisesse correr a distância maior da categoria (os 3000m nos juvenis) mas inexplicavelmente (na altura não percebera...) punham-me a correr provas de 800m e 1500m. Desanimado com os resultados obtidos (4.19 como juvenil de 1º ano, marca que nem nos 10 primeiros iniciados ficava...), só na última prova deixaram-me correr os 3000m. O resultado obtido, 9:13, longe de ser excelente, já era mais condicente com o que eu fizera no corta mato. Terminada a época 89/90, o meu objetivo passou a ser baixar os 9 minutos no ano seguinte.

Após uma época de inverno interessante (mas com um desgostoso 15º lugar no nacional de corta mato...), tive finalmente carta branca do meu treinador (passei nesse ano do Prof. António Campos para o Prof. João Abrantes) para competir nos 3000m logo no início da época de pista. Na primeira tentativa fiz...9:12...melhorei mas ainda estava muito longe da marca que para mim dividia o mundo: os que conseguiam baixar os 9 minutos (coisa que o Caetano, colega da altura, um ano mais velho e a minha referência, fizera no ano anterior com cerca 8:56 se não me engano) e os outros.

Na segunda tentativa, melhorei significativamente e fiz 9:02 numa prova que perdi ao sprint. Convenci-me que na próxima atingiria o tão desejado objetivo. Mas tal não aconteceu...campeonato regional de juvenis, 3º lugar e...9:01...comecei a achar que nunca conseguiria chegar aos oito cinquentas...





Até que o meu mano, me dá a dica certa. Rectas, rectas e mais rectas, não para trabalhar a velocidade, mas para trabalhar a técnica de corrida. E assim fiz, terminava os treinos e sujeitava-me a "horas extras" fazendo diagonais na relva, apenas com a preocupação de ir solto com a passada larga e o mais inclinado para a frente que me fosse possível.

E eis que chego ao Nacional de Juvenis e finalmente a coisa sai. Sou 5º classificado, mas faço uma marca impensável para mim na altura...8.48,9. Foi certamente o momento, desportivamente falando, mais feliz da minha vida. Não cabia em mim de contente. Nesse dia, contrariamente ao que era habitual, não tinha ninguém da minha família a presenciar a minha prova. Recordo-me que mal terminei de correr peguei nas minhas coisas e fui o mais rápido que pude para a Milha de Sacavém partilhar com o meu pai e com meu irmão o meu feito.


Mas não me fiquei por aí, passado uma semana, no Regional de Juniores fui novamente 5º e consegui fazer ainda melhor, 8.42,7 que viria a ser a quinta melhor marca de juvenis de 1991.


Até ao final da época ainda corri mais duas vezes 3000m, uma em 8:46 e outra em 8:49 no Nacional de Juniores.


Não deixa de ser curioso o facto de ter iniciado a época com a obsessão em fazer 8:5X, e nas 7 provas que fiz, em nenhuma ter corrido nesse tempo :-)

***

3 comentários:

rustman disse...

Grande post e... grande memória!

Este fica para a posteridade, como sinal da força que tiveste, da força que o nosso atletismo já teve.

MPaiva disse...

Recordar é viver! Ao ler este post que vontade que tenho em reviver os bons momentos que vivi com as corridas!!!

abraço e parabéns pelo post
MPaiva

Runnerboy79 disse...

Realmente na sua altura "andava-se mto", eu sou de uma geração posterior(Rui Silva,Ribas, Damião,entre mtos outros) vi mtos talentos precoces que se acabaram por perder.Mas sem duvida que tinha de haver talento para se fazer essas marcas como juvenil.A minha evoluçao no Atletismo foi mais soft, digamos que em 1994, como juvenil tinha RP aos 3000m(10.23) até que passados 11 anos de mta dedicação esforço e empenho cheguei aos 8.15.Sei bem o que foi para mim quebrar a mitica barreira dos 9 minutos e essencialmente quebrar a barreira dos 8.30!!!A partir do momento que baixei dos 8.30, disse para mim mesmo "O céu é o limite" cheguei onde jamais sonharia um dia chegar, essa é das maiores satisfações q guardo desta modalidade, o de me superar a mim próprio.Bem vindo novamente ao Mundo das corridas.Força.1 Abraço