sábado, 14 de novembro de 2009

Matos Velhos, uma prova especial


Amanhã vou participar no Cross de Torres Vedras - 28ª Edição do Corta-Mato de Matos Velhos. Será a minha quinta participação, a primeira depois do meu regresso às corridas.

No passado, Matos Velhos foi sempre uma prova especial. Era normalmente a primeira prova "a sério" da época e era, nos escalões mais jovens, a única prova que quase se equiparava ao campeonato nacional, em termos de nível competitivo.

Aqui fica a retrospectiva das minhas participações anteriores e as recordações associadas:

Edição de 1989
13º classificado juvenil


Especial porque...foi a primeira vez que corri pelo Benfica.

Foi o percurso mais difícil que alguma vez enfrentei. Numa das zonas pantanosas o seu atravessamento implicava dar alugmas passadas com lama pelo joelho (não é exagero!)...muitos ténis ficaram lá...

******


Edição de 1990
6º classificado juvenil


Especial porque...foi a única vez que ganhei ao Tó (António Rebelo, meu colega do Benfica, e o atleta mais talentoso da minha geração).

Curiosamente a participação nesta prova é o primeiro registo do dossier que conservo com os registos dos meus treinos das épocas de 90 a 93. Na altura já treinava que nem um "cavalo"...aqui fica a semana que se seguiu à prova:

Dom (25/11/90)
Cross Matos Velhos

Seg (26/11/90)
manhã - 30' cc
tarde - 65'cc

Ter (27/11/90)
30' cc + 8x400m (pausa 70'')

Qua (28/11/90)
manhã - 45' cc
tarde - 40'cc

Qui (29/11/90)
30'cc + 3x1500m (pausa 3')
4:46 / 4:38 / 4:32 (bastante frio)[ndr:eheheh...soa a desculpa para os tempos]

Sex (30/11/90)
manhã - 30' cc
tarde - 60'cc

Sab (01/12/90)
69' cc (circuito de Monsanto)

Dom (02/12/90)
descanso

******


Edição de 1991
7º classificado júnior


Especial porque...foi a única vez que ganhei ao Caetano (o Carlos Caetano e o Tó foram as pessoas com quem mais palmilhei chão, verdadeiros "brothers in arms").



A minha participação nesta prova teve a particularidade de eu ter participado lesionado. Na semana da prova, cheguei a 4ª feira e o treino era 2x3000m. Fiz a primeira para 9:24 e à segunda já estava no posto médico com inchaço no tendão de aquiles...não treinei mais até ao dia da prova.

Nos dias a seguir fui ao Estádio da Luz fazer tratamento e comecei a ser alvo de piropos dos meus colegas, do estilo, "lesionado...estás-te mas é a poupar para prova". Como não podia treinar fisicamente, fiz treino psicológico, alimentando um "mind game" com o Caetano e com o Tó, dizendo-lhes que ia Matos Velhos para ganhar! De tal maneira, que mal foi dada a partida coloque-me na frente da corrida e de lá não saí...até o Tó atacar para ganhar...mas o Caetano ficou em 8º...

A seguir à prova tive mais 8 dias parado para debelar a tendinite...

******


Edição de 1992
21º classificado júnior


Especial porque...foi um choque! Um ano antes como junior de 1ª época fora 7º, e um ano depois, o normal seria melhorar...

Fiquei sempre na dúvida se a participação na Meia Maratona da Nazaré (1:10:18), e os desenvolvimentos que seguiram (mas isso é outra história), quinze dias antes terão tido influência na forma como me apresentei em Matos Velhos.

Lado positivo, no ano em que obtive a minha pior classificação em Matos Velhos, obtive a minha melhor classificação no Nacional de Corta Mato.

***

2 comentários:

rustman disse...

Rebenta com eles amanhã!

Ok... rebenta só contigo! :-)

Anónimo disse...

É com alguma nostalgia... que recordo "Matos Velhos"... !!!

Boa sorte para amanhã e desfruta o prazer da corrida !!! ... (afinal é hoje !!!)

Um abraço
bs