domingo, 21 de outubro de 2012

Corrida do Tejo 2012


Esta semana já estive em descompressão para a maratona do Porto. Reduzi significativamente a quilometragem, nos 3 treinos antes da corrida fiz apenas 25 km. Decidi participar na prova no último dia de inscrições com o objectivo de substituir o treino de séries pela prova (assim como assim não deixaria de ser mais um 10x1000m, desta vez sem pausa).

No entanto, no dia da prova, munido da fitinha vermelha (sub-40'), face à minha insistência em querer ir mais para a frente, o meu irmão pergunta-me: "mas tu vens treinar ou competir?". Resposta pronta, competir!

Foi dada a partida e a minha preocupação era tentar estabilizar o meu ritmo próximo dos 3'55'' ao km. Fiz o primeiro km em 3'39'', ou seja, verificou-se o habitual entusiasmo da partida. O 2º km já foi feito a controlar em 3'49'', seguindo-se o 3º km em 4'05'', devido à subida na Cruz Quebrada. Nos 3 km seguintes - 3'44'', 3'48'' e 3'49'' - continuei a sentir-me bem, sem sentir que ia forçar. A partir desta fase, mentalmente os kms passaram a ser contados da seguinte forma: "já só faltam 4...3...2...". E assim se passou o 7 km (3'55''), o 8 km (3'49'') e 9 km (4'01'', novamente com uma subida...), tendo beneficiado do trabalho de reboque que o atleta do grupo desportivo de Leião, Carlos Lopes, vinha a fazer para a atleta do mesmo clube, Anabela Gomes.

Chegado o último km, percebi que podia baixar dos 39 minutos. Consegui guardar para o fim o km mais rápido (3'37'') e de acordo com o meu garmin, mais uns pózinhos, 85m, a 3'27''.

Acabei por bater o meu recorde pessoal aos 10 km por 20 segundos (tempo de chip oficial - 38'35''). O meu anterior recorde datava de 26 de dezembro de 2010 na São Silvestre de Lisboa. Bater um recorde pessoal dois dias depois de ter assinalado o 4º ano do meu regresso às corridas deixou-me bastante satisfeito. É sinal que ainda estou a conseguir contrariar a estagnação e a futura (mas certa) decadência que a idade irá ditar.

3 comentários:

MPaiva disse...

Nuno,

Muitos parabéns por este tempo espectacular! Um record destes, a uma semana da Maratona do Porto dá-te, certamente, o ânimo que te estava a faltar para uma grande prova no dia 28!

abraço
MPaiva

NS disse...

Obrigado Miguel.

Para já, o que posso concluir é que a minha preparação para a maratona deixou-me num estado de forma interessante, ao ponto de bater o meu recorde de 10 km. Agora é esperar por domingo para ver o sai na maratona.

abraço
NS

Jorge Almeida disse...

Afinal os treinos estão a entrar!!! Parabéns.
Uma recomendação famosa: Na maratona é preferível fazer um mau primeiro km que um muito rápido (e no porto o primeiro é a subir) ... de resto e só seguir o objectivo sem cair na tentação de andar rápido na primeira parte (desce ligeiramente) pois tudo se paga e com juros!!!

Boa prova ... não vou participar mas espero estar a ponte a apoiar!
Abraço
Jorge