quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

G.P. do Carnaval | Crónica

A prova desta noite contou para o campeonato municipal de estrada e decorreu na pista de atletismo do Paúl, contudo uns ténis de bicos para corta-mato tinham ajudado. Confuso? Passo a explicar...

De facto, apesar do G.P. do Carnaval integrar o campeonato municipal de estrada e corta-mato, o local da competição foi a pista de atletismo do Paúl, no entanto, devido à chuva que caiu nos últimos dias, o "tarterra" deu lugar a uma pista enlameada que justificava o uso de bicos, principalmente para quem queria correr junto à corda.

A prova em si não tem muito que contar. Saí do trabalho às 18h30 e só consegui chegar ao Paúl por volta das 19h45. Troquei de roupa no carro e comecei de imediato o aquecimento. Quando acabei a corrida de aquecimento (4 km) e me preparava para começar a fazer flexibilidade e umas rectas fui surpreendido com a chamada para a partida...

A prova teve a distância de 1500 metros, ou seja, quatro voltas exactas (recordo que a pista do Paúl tem a distância de 375 metros). Desta vez tive a preocupação de não ficar logo na frente da corrida e coloquei-me estrategicamente na cola do Cipriano. Estavam decorrridos cerca de 100 metros e eis que passa por nós o Bruno, disparado de tal maneira que parecia o John Ngugi em Seoul...ficámos todos um bocado atarantados, até que o Coelho foi na sua perseguição. No meu caso, hesitei de início, mas como o Cipriano não reagia, ultrapassei-o e fui tentar colar ao Coelho. A fuga do Bruno durou duas voltas, na 3ª consegui passá-lo, mas na última não resisti ao regresso do Cipriano. Em síntese, fiquei no lugar esperado, terceiro, atrás do Coelho e do Cipriano.

Atendendo às condições em que se realizou a prova, o tempo que obtive não foi mau, cerca de 5:10. Apesar de não ter conseguido mudar de velocidade na última volta, dou-me por contente de não ter sentido quebrar...

O GPS devolveu o seguinte resultado:

1,73 km | 5:10 | 3:00/km

detalhe: 1,00 km: 2:57 + 0,73 km: 2:13 (3:03/km)

Bem sei que corri "por fora" a tentar evitar as zonas mais enlameadas, mas daí a ter corrido mais 230 metros...o meu garmin é tão simpático :-)

***

Sem comentários: