sábado, 8 de janeiro de 2011

Provas de Preparação AAL | 3000 metros


Hoje arrisquei ir participar numa prova de pista sem ser exclusiva para veteranos.

Apesar de se tratarem de provas de observação, o que à partida era garantia de que não exigiriam mínimos de participação, tive receio de ser a única "ave rara" que correria para tentar baixar os 10 minutos...mas afinal não. Apesar de ter ficado cá para atrás nos últimos lugares, o nível da prova foi baixo, pois ninguém me deu uma volta de avanço, o que significa (quase de certeza) que o vencedor terá feito mais de 8'50''.


Quanto ao meu desempenho, não há muito a dizer. Para baixar os 10 minutos, o ritmo de referência era rolar a 40 segundos por cada 200 metros. Para não variar, parti e passei aos primeiros 200m a 36...lá tentei abrandar, mas é início de prova e o entusiasmo é difícil de travar. Resultado, primeiro km em 3.13. Aos 1500m passei a 4:57, o que até seria um tempo de passagem simpático, não estivesse eu já na "reserva". Os 2000m foram percorridos em 6:43 (parcial 2km 3:30) e terminei com cerca de 10:17/10:18 (parcial 3km 3:35).

Veredito: apesar de ter provavelmente batido o meu recorde por cerca de 1 segundo, o resultado obtido foi mauzinho, pelo menos quando comparado com os 4:36,91 aos 1500 metros conseguidos à três semanas.

Não há que desanimar para a semana há mais. Jornada dupla nos Campeonatos de Inverno da Associação de Atletismo de Lisboa, 1500 metros no Sábado e novamente 3000 metros no Domingo.

(fotos do álbum picasa do A Team - Arrudense)

***

3 comentários:

MPaiva disse...

Nestas coisas a experiência acumulada também é um activo importante. Apesar de o resultado poder não ter sido o melhor, de certeza que a experiência conseguida te vai ajudar muito na próxima tentativa para sub-10

abraço
MPaiva

Unknown disse...

Olá Nuno;

Grão a grão enche a galinha o papo....e decerto vais conseguir os teus objectivos na próxima rodada!!, é que só o que custa é a 1a vêz, e depois é só dar mais um pouco...e já está....vais ver que é assim mesmo.

Um abraço amigo
dos Xavier's

NS disse...

Viva Miguel e Xavier,

Contrariamente à minha "luta" para baixar a 1h30 à meia maratona, a questão de baixar os 10 minutos aos 3000m não me apoquenta tanto.

Para já vou aproveitar a oportunidade de participar em provas de pista, mesmo sabendo que nesta fase da época não posso esperar grandes resultados. Tudo o que seja evolução será benvindo.


Abraço a ambos e bons treinos!

NS