segunda-feira, 30 de agosto de 2010

XXI Corrida Mar Azul | Tavira | 2010 | Crónica

Aí está a primeira competição de 2010/2011, sim, porque o Trail Noturno da Lagoa de Óbidos não contou :-)

Não tenho por hábito correr na praia, muito menos competir. Com mais quilometros que o ano passado, mas a rolar nitidamente mais devagar, tinha sérias dúvidas em conseguir fazer os 5 km abaixo dos 20 minutos, ou seja abaixo dos 4' por km. O piso e a temperatura à hora da prova (10h45!) não ajudaram, ainda assim não fiquei particularmente satisfeito com os 4:03 de média que fiz. Esperava nesta altura estar a andar mais...

A prova não tem muito que contar, um primeiro quilómetro em 3:47 motivado pelo entusiasmo habitual da partida, contudo mais controlado que de outras vezes, a seguir estabilizei no ritmo 4:05/4:10, sempre na peugada da Ana Dias (em ritmo de treino de início de época...), que me passou antes do 2 km, mas sem nunca a conseguir apanhar (fiquei a 4 segundos...). Não gostei do facto de não ter conseguido mudar de velocidade na parte final, mesmo a ver a meta a 500 metros, isso não teve influência no meu desempenho, ia em piloto automático...não percebo, termino os footings sempre com o km mais rápido e chego à competição e nickles...

Fui 17º sénior e 35º da geral. Aqui fica a classificação do escalão sénior:


resultados completos aqui

***

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Nuno;

Bom regresso!! Mas isto é mesmo assim, nem sempre é o que se quer, é sempre o que se pode!!

Um abraço amigo
dos Xavier's

MPaiva disse...

Nuno,

Podes não ter andado tanto quanto gostarias, mas olha que esse foi um belo andamento, ainda para mais na praia!

abraço
MPaiva

Vitor disse...

Olá Nuno,
Foi um bom regresso as provas, eu ainda pensei em participar nessa prova por estar em terras algarvias mas ainda um pouco longe, de Portimão a Tavira ainda são uns km.
Bom ano de corridas sem lesões.
Abraço
Vítor

NS disse...

Xavier:
sábias palavras. Querer e poder não é a mesma coisa :-) Boa estreia em Roterdão.

***

Miguel:
os ritmos da semana de treino deitaram um bocado abaixo, mas o treino de hoje já me pos a moral p'ra cima...10 km a 4:10/km, com os primeiros 5 km em 19:58!!!, seguidos de 4 km a "recuperar"...a 4:30/km...e para terminar um km canhão em 3:39.

Vitor:
tive sorte, estava em Tavira e calhou a prova ser na praia que costumo frequentar (do Barril)- Provavelmente se fosse noutro lugar também não teria participado, isto apesar de ter feito uns bons kms para ir conhecer o local de treino em Vila Real de Santo António / Manta Rota onde costumam habitualmente estagiar algumas das trutas do meio fundo europeu/mundial.

Boa preparação aos três para as maratonas que se avizinham (Porto e Roterdão).

NS