sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

GP do Natal SCUT


Com vários dias de atraso aqui fica o relato breve da prova do fim de semana passado.

Esta prova tinha tudo para correr mal. A começar pelo facto de me ter enganado na hora. Fiei-me no reminder do facebook que indicava as 10 horas, e como tal comecei a aquecer para prova meia hora antes do que era necessário...enquanto aqueci fui tendo alguns ataques de tosse que me fizeram duvidar da minha capacidade respiratória...sem a certeza de como é que o corpo iria reagir ao esforço de competição após 2 semanas sem treino consistente, coloquei a hipótese de fazer da prova um treino mais rápido, mas chegado à partida, decidi que ia "apertar" comigo para ver até onde é que dava.

Feito o primeiro km, encaixei num grupo que tinha muitas caras conhecidas -  Nélson Santos (CBTV), Vitor Santos (Fonte Grada), Pedro Almeida (Ponterrolense), Luís Cipriano (Ponterrolense), Ruben Ferreira (Lourinhã), Rodrigo Inglês (Penafirme) - e como a maioria era do meu escalão, pensei: é seguir com eles até dar! Ou seja, por uma vez o "competidor" sobrepôs-se ao "contrarelogista" :)

Ao fim dos primeiros 3 km, já estava com os "bofes de fora", o ritmo estava a ser marcado pelo Nélson Santos e pelo Vítor Santos o que levou a que grupo de desagregasse. Daí em diante, ajustei o meu ritmo e segui a prova toda na peugada do Pedro Almeida. Ora me aproximava, ora via-o a afastar-se e assim foi a prova toda. Aos 8 km fui apanhado pelo João Franco (aos 61 anos, é uma máquina!) e por outro atleta. Obriguei-me a segui-los e quando cheguei à placa do último km, tentei forçar para fazer um último km mais rápido do que ritmo a que seguia. Apesar de o ter feito, qual não foi o meu espanto ao ver o João Franco a passar por mim novamente a 200/300 metros da meta, como se não fosse nada com ele...confesso, impressionou-me!...não por me ganhar (o tempo que ainda faz à meia maratona demonstra-o) mas pela forma como o fez!

O resultado final, caso a prova tivesse os 10 km anunciados, teria sido um resultado impensável para mim nesta fase: 35:35!...ainda assim percorrer os 9,76 km (de acordo com o meu garmin) a 3:39/km deixa-me bastante satisfeito. A ver como sai a S. Silvestre de Lisboa.

***

Sem comentários: