domingo, 27 de abril de 2014

Torneio de Preparação ANAV - 1ª jornada



Ainda há tempo, a propósito de baixar as 3 horas à maratona, falava aqui na quebra de barreiras psicológicas. Hoje fiquei muito próximo de quebrar uma que também me diz muito. Baixar os 9 minutos aos 3000 metros foi há muitos anos uma obsessão, e nesta fase dar-me-á algum gozo se conseguir voltar a correr na casa dos 9 minutos. Para já, fiquei a pouco menos de 3 segundos.

A prova teve duas séries. A primeira, a mais rápida , com os atletas extra (juv, jun, sub-23 e sen) e um atleta veterano (José Felix do Linda Pastora). A segunda com os atletas veteranos e com as atletas femininas. Esta junção foi fundamental para o resultado que obtive pois beneficiei do ritmo imposto por uma atleta (Margarida Dionísio) ao bom estilo de  front-runner.

O ritmo de referência que levava era 80'' por volta (3:20 ao km para um tempo final de 10:00). Mas como antes da prova chuviscou, acabei por tirar os óculos. Sem eles, acabei por nem sequer olhar para o relógio. Apenas ouvi dois tempos de passagem: 75 segundos aos 400m, em que pensei, vai rápido...e 3'15'' aos 1.000 metros, em que pensei, boa só falta aguentar mais 2 km a este ritmo...

Atendendo ao tempo final (10.02,93), obviamente o ritmo foi progressivamente caindo, até que por volta dos 2 km, na recta em que o vento estava contra, acabei por passar para frente e, ao meu nível, terminar forte na última volta.



Sem comentários: