domingo, 18 de outubro de 2009

3ª Meia Maratona Sport Zone | Crónica

O raide feito no Porto foi um sucesso.

O dia começou bem cedo. Levantei-me às 5h30, às 6h15 saí de casa e às 7h estava em Santarém a entrar no carro do meu mano. Pouco passava das 9h quando chegámos ao Porto. Estacionámos o carro perto da zona da chegada e apanhámos o autocarro disponibilizado pela organização até à partida...e eis que ficamos a saber que a partida tinha sido adiada para as 10h30 por causa da transmissão televisiva. Fizemos um ligeiro aquecimento, 1,3 km, a 6' ao km como manda o figurino e alongamentos. Quando nos dirigiamos para partida, fomos bafejados pela sorte, encontrámos o amigo Adelino bem posicionado e à "má fila" saltámos a grade, poupando um ou dois minutos na sempre difícil e habitual molhada ao início das corridas com milhares de participantes.

Desta vez a estratégia de corrida era não ter estratégia, apenas queria garantir que corria os primeiros quilómetros sem forçar e ir avaliando as sensações de forma a que não desse o berro cedo de mais como na Vasco da Gama.

Iniciei o primeiro km a 4:31 e fui até aos 9km certinho (min.4:25 / max.4:35), aos 10kms passei abaixo dos 45 min (44:34), mas ia quase um minuto mais lento que na meia da vasco da gama. Moralizei com o facto de ter passado os 12 kms (altura do berro na vasco da gama...) com força e comecei a forçar, conseguindo manter o ritmo sempre abaixo dos 4:30. Só por volta dos 18kms me senti esgotado mas ainda consegui fazer um km "canhão" (4:01)...pena não ter sido o último, foi entre os 19 e os 20, depois não consegui aguentar e acabei em perda...mas o objectivo à meia tinha sido atingido: 1h33 já cá canta!

O percurso é excelente para obter boas marcas, praticamente plano, apenas tem algumas zonas de paralelipípedo que atrapalham. As condições climatéricas também foram favoráveis, calor q.b., e o vento que se fez sentir foi 50/50 a favor e contra. A característica paisagem urbana das margens do rio Douro e o facto de haver bastantes zonas em que nos cruzamos com outros atletas, faz com a prova seja bastante agradável de fazer.

Por último referir que concretizei um "sonho", corri uma prova com o Haile!...e ele não me ganhou 40 min como cheguei a temer :-)

Parabéns ao meu mano que baixou da 1h30, e dá mostras de ter nas pernas as ambicionadas 3h10. Força mano, que o exemplo e os ensinamentos do Charlie Spedding te acompanhem no resto da preparação!

Aqui ficam os tempos extraídos do meu Garmin:


***

2 comentários:

Braz Sebastiao disse...

Olá Nuno

Parabéns por tudo ... pela prova, pelo relato da mesma e pelo tempo ... conseguistes !!! Parabéns renovados!!!

Um abraço
braz sebastião

joaquim adelino disse...

Parabéns Nuno pela boa Marca.
As coisas agora serão mais fáceis e acredito que dentro de um Ano estarás a valer 1,25h. à Meia Maratona e menos 4 kg.
Gostei muito de estar convosco no Porto e ter "facilitado" o acesso áquele local onde eu já estava com o meu clã.
Agora até ao Porto dia 8 de Novembro e não se esqueçam de levar o "Velho".
Abraço.