terça-feira, 17 de abril de 2012

Olímpico Absoluto Municipal - 1ª jornada

Hoje realizou-se a sexta jornada do campeonato municipal de pista e que correspondeu à primeira jornada de uma prova combinada tipo decatlo (9 provas no total, 4 hoje, 5 para a semana) denominada Olímpico Jovem Municipal e que tem a variante "Absoluto" onde podem participar os escalões de juvenis a veteranos.
É extremamente meritório o trabalho levado a cabo por meia dúzia de carolas para organizar este tipo de provas. Parece-me importante que os míudos tenham contacto com outras disciplinas do atletismo e que não fiquem com a ideia de que é só correr.
O problema é que os meios são escassos e com um horário demasiado ambicioso para o n.º de provas a realizar nos diversos escalões, fez com a minha participação tenha ocorrido de uma forma demasiado caótica e que acaba por se refletir nos resultados obtidos.
Ou seja, do meu desempenho hoje não há a nada a assinalar a não ser o simples facto de ter feito 4 provas.
Cheguei ao Paul às 19h45. As provas começavam as 20h00. Dez minutos de corrida lenta para aquecimento e desloquei-me para a zona do lançamento do peso para iniciar a minha prova. Com as inscrições ainda a decorrerem no momento em que era suposto começar a lançar, a prova foi se atrasando de tal maneira que passaram-se 15 minutos e já estava a ser chamado para o salto em comprimento sem que tivesse efetuado nenhum lançamento. Apenas como um salto de teste para verificar a corrida de balanço iniciei o concurso com um primeiro salto a 4,06m. Ao segundo salto pensei que tinha feito bastante melhor, mas o resultado ficou-se pelos 4,09m, ou seja fiquei a 11 cm do meu recorde.
Entretanto começou a chover e em menos de cinco minutos já estava nos blocos para fazer os 100 metros. Novamente emparelhado entre o José Esteves e o António Fortunato, desta vez saí ainda pior e não consegui apanhar o Esteves e só perto dos 80m é que passei o Fortunato. O Esteves fez o mesmo tempo que tinhamos feito na anterior prova (14,0) e eu fiz 14,3.
Mal cortei a meta dos 100 metros dirigi-me ao lançamento do peso. Já tinham terminado o concurso. Lá tive que argumentar que não tinha a culpa de não ter lançado por causa dos atrasos e que se essa prova não valia a pena estar a participar no Olímpico Municipal. Apenas pude fazer um lançamento de treino onde constatei que o peso me escorregava das mãos em função do contacto com a terra molhada. Primeiro lançamento a sério atingi os 6,02m e o segundo lançamento foi nulo com o engenho a ser enviado para fora da zona delimitada.
Com a chuva a continuar a cair e um tempo de espera superior ao que era desejável, em virtude das várias séries realizadas da prova extra de 400 metos, fechei a jornada de hoje com uma participação nos 1500 metros. Sem grande vontade, lá fiz por cumprir os serviços mínimos e obter uma marca aquém das minhas possibilidades - 5.02,2 - mas atendendo ao contexto em que foi feita nem pode ser considerada muito mau.
Para semana há mais. Assim de memória sei que terei de fazer 200 metros, lançamento do dardo, triplo-salto, 110 metros barreiras (estas duas últimas em estreia) e outra prova que me está a escapar.
***

1 comentário:

MPaiva disse...

Parabéns pela coragem de te lançares a desafios tão estimulantes como a iniciação em novas especialidades atleticas!

abraço
MPaiva