sábado, 16 de janeiro de 2016

Prova de vida...

A última entrada aqui no blogue foi feita há cerca de um mês e o balanço feito ao primeiro ciclo (5 semanas) de preparação para a maratona de Sevilha  era bastante positivo.

Pois bem, na semana a seguir tudo se precipitou. Há já alguns dias que apresentava queixas no isquiotibais levaram-me a optar por parar uns dias convencido que a paragem seria suficiente para o corpo regenerar. Retomei a corrida na sexta feira (18/dez) e treinei corrida contínua até ante-véspera do natal e o desconforto reapareceu (se é que alguma tinha desaparecido). No dia de natal fui fazer um ligeiro jogging para decidir se estava em condições de participar na S. Silvestre de Lisboa. O veredicto foi negativo.

Voltei a parar e decidi recorrer a ajuda da fisioterapia. Aparentemente, não parece(ia) ser nada de muito complicado, uma contractura na zona posterior da pena. Seguiu-se uma semana de repouso completo e mais duas em que tenho corrido dia-sim-dia-não nas quais foram efectuadas 5 sessões de tratamento envolvendo electroterapia, calor, massagens e alongamentos específicos.

As corridas efectuadas começaram por ser alternadas com pausas a andar:

  • 5 x 4 minutos com 1 minuto de intervalo
  • 5 x 5 min. c/ 1 min, interv.
  • 6 x 5 min. c/ 1 min, interv.
  • 3 x 10 min c/ 1 min. interv.
  • 2 x 15 min c/ 90 seg. interv.
  • 1 x 30 min
Ontem repeti a dose com mais um treino de 30 minutos de corrida e honestamente estou numa espécie de purgatório...não estou "suficientemente" lesionado que me impossibilite de correr mas também não sinto que o desconforto na perna tenha desaparecido por completo.

Por isso, avizinham-se nos próximos tempos mais uma série de treinos "melhoral" (que não fazem bem nem fazem mal...).

Sem comentários: