domingo, 5 de outubro de 2014

As minhas 4 Maratonas | Análise comparativa

Completei no domingo passado a minha quarta maratona. Neste momento verifica-se um empate 2-2 entre as que foram terminadas sempre a correr (Porto e Berlim) e as que não resisti ao cansaço e fui obrigado a caminhar (Lisboa e Málaga).

Como é meu apanágio, gosto de analisar os meus resultados com algum detalhe. Aqui fica os parciais das 4 maratonas e algumas observações acerca dos mesmos.


La Palisse não diria melhor, para se baixar as 3 horas à maratona, pelo menos uma das duas meia maratonas que se corre tem de ser feita em menos de 1h30. Até à data, tal não aconteceu. O melhor que fiz foi domingo passado (1.ª meia em 1:31:23), por isso não há milagres...

São muitos os exemplos, a começar pelo recorde mundial batido em Berlim pelo Dennis Kimetto, que sugerem que a melhor abordagem para a maratona é realizar um negative split entre as duas meias maratonas. Até à data, tal não aconteceu. Apesar da maratona de  domingo passado me ter parecido como a mais homogénea, os números desmentem-me. No Porto a diferença entre a 2.ª meia maratona e a 1.ª foi de apenas 1 min. e 50 seg. enquanto que em Berlim foi de 2 min. e 15 seg.

Contudo, a comparação entre os últimos 12 km e os primeiros 30 km, parece-me ser ainda um melhor indicador de como foi o desempenho nas diferentes provas. E aí, Berlim foi de facto a prova mais bem conseguida, pois a diferença da média ao km nos últimos 12 face aos primeiros trinta é de apenas 7 seg. (4'28'' vs 4'21'') enquanto que no Porto foi de 8 seg. (4'43'' vs 4'35'').

Admitindo que ser-me-á difícil fazer um negative split, fica como referência para uma futura maratona os seguintes tempos por meia maratona: 1h29'00'' + 1h30'59'', ou seja, primeiros 30 km em 2h07'23'' (4:15/km) e últimos 12,195 km em 52'36'' (4:19/km).

Sem comentários: