quarta-feira, 18 de junho de 2014

Novamente sub-10 minutos!


Desde que voltei a correr, tenho procurado melhorar continuamente os meus tempos nas diversas distâncias em que tenho competido. Ao longo do tempo fui estabelecendo objectivos, sendo que alguns deles, por serem números "redondos" ou "emblemáticos", tornaram-se "barreiras psicológicas" a derrubar. A primeira foi, correr a meia maratona em menos de uma hora e meia, depois foram os 10 km em menos de 40 minutos e mais tarde os 15 km em menos de uma hora.

Na sexta feira, no Torneio de Santo António, organizado pela AAL no Estádio 1.º de Maio, foi derrubada mais uma: os 3000 metros em menos de dez minutos. Pode dizer-se que ficam a faltar duas: os 1500 metros em menos de 4 minutos e meio e, talvez a mais emblemática, a maratona em menos de 3 horas.

Em relação à prova há a destacar os seguintes aspectos:

  • Boas condições climatéricas. Praticamente sem vento e temperatura amena graças à hora tardia que a prova se realizou (já depois das 21h);
  • Boas sensações no aquecimento, principalmente porque não me senti letárgico e as duas rectas de 100 metros cronometradas (para 19'') indicavam que estava bem.
  • Corri de forma controlada. Primeiro km para 3'18'', passagem aos 1500 metros em 5 minutos certos, segundo km para 3'20'' (acumulado 6'38'') e finalmente último km para 3'18'' com a última volta para 76''.

Fazendo fé na tabela de pontuação da IAAF, esta é a minha melhor performance desde que voltei a correr. Os 3000 metros em 9.56,77 correspondem a 482 pontos e suplantam os 475 pontos a que correspondem os 4.36,91 aos 1500 metros.



Vídeo da corrida: aqui

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente tempo amigo Nuno. Cada vez melhor. Parabéns! Grande abraço

NS disse...

Obrigado António. Faço votos de que a tua recuperação esteja a ir no bom caminho. Abraço.

NS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.