segunda-feira, 20 de abril de 2015

Scalabis Night Race


A Scalabis Night Race é talvez, a par com a S. Silvestre de Lisboa, a minha prova de estrada preferida.Não será indiferente, ambas terem em comum o facto de se realizarem à noite, altura do dia que habitualmente treino.

No ano passado fiquei tão fascinado com todo o ambiente que envolve a corrida que, mesmo sabendo que a edição deste ano se realizava uma semana após a maratona de Roterdão, não hesitei em inscrever-me.

Para tornar a coisa ainda mais significativa, desafiei a minha mulher e o meu filho a participarem também. Acabou por ser um evento "familiar" e um dia muito bem passado.

O meu filho foi o primeiro a entrar em acção. Quando o inscrevi, fiquei convencido que iria correr 1000 metros. Apesar de ele não treinar, essa distância não me pareceu grande problema. Quando levantámos o dorsal é que percebemos que afinal ele iria correr como infantil e a distância seria o dobro. Mas o rapaz não se atemorizou, e lá "sacou" um sétimo lugar e deixou-me impressionado por ter feito 8:30 em 2 km.

A seguir foi a vez da minha mulher participar na Scalabis Mini Race. Adoptando a estratégia "run-walk-run", e na nossa companhia (minha e do nosso filho), os 5 km lá se fizeram em menos de 44 minutos.

Finalmente, às 21 horas, a prova principal. Era suposto ser uma corrida na "descontra". Mas a adrenalina sentida aquando da prova do meu filho, fez-me ter vontade de sair a "matar" e ver o que é que dava. Com um dorsal "sub-40" consegui sair lá na frente. O entusiasmo inicial rendeu um km a 3:28, depois estabilizei a 3:35/km ~ 3:40/km e só a partir dos 7 km comecei a sentir dificuldade. O ritmo dos últimos 3 kms decaiu ligeiramente (~3:45/km) mas mesmo assim acabei com 36:40, a 10 segundos do meu recorde.

***



Sem comentários: