sábado, 29 de novembro de 2008

Entrada no Benfica

Comecei a correr em 1987, aos 13 anos. Após duas tentativas frustradas de me tornar jogador de futebol, as taças e medalhas que o "Turista" exibia todas as semanas foram determinantes para me levar para o atletismo.

Durante dois anos corri no clube desportivo da Petrogal, participando em provas de estrada e corta matos. Mas cedo percebi que queria mais, queria correr na pista! E isso passava por tentar entrar no Sporting (obviamente a primeira escolha face às referências Lopes, Mamede, Castros... enfim, a Escola Moniz Pereira) ou alternativamente no Benfica. Na altura a admissão no Sporting passava por um teste de 1.000 metros num tempo abaixo dos 2'45, e no Benfica abaixo dos 2'50''.

A marca para entrar no Sporting pareceu-me inalcançável pelo que treinei afincadamente para ir fazer testes ao Benfica. O dia D chegou, e a marca obtida às 2 voltas e meia foi...2'51''! Balde de água fria...mas nada estava perdido foi-me dada uma outra oportunidade para daí a um mês. Segunda tentativa e inexplicavelmente fiz pior (2'55'')!

Desiludido e convencido que tinha falhado o meu objectivo, apercebi-me que o Prof. Araújo foi conversar com o Prof. António Campos. Chamaram-me e perguntaram-me se eu tinha feito alguma prova de estrada entre os dois testes. Respondi que sim, que tinha ido à milha de Odivelas e que tinha ficado em 3º lugar nos juvenis. Nuance, os 4º e 5º classificados tinham sido o Renato e o Tavares, atletas do Benfica (e futuros colegas), treinados pelo Prof. Araújo. Graças ao resultado dessa prova fiquei a treinar no Benfica.

Sem comentários: