segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Campeonato nacional de 5000 metros para Veteranos



No meu plano para maratona de Berlim, tinha programado participar na meia maratona do Porto e depois iniciar duas semanas de taper, sendo que a participação no campeonato nacional de 5000 metros, seria a única "fogachada" que daria nesse período de taper.

Porém, a lesão no tendão de aquiles veio complicar essa intenção. Se por um lado, a situação recomendava prudência, pois havia o risco de agravar a situação com uma prova num piso particularmente duro (Lagos tem certamente a pista mais rija que alguma vez corri), por outro lado, a semana de completa paragem instalou em mim uma falta de confiança no meu estado físico e de forma, pelo que tinha que fazer a prova para perceber em que ponto me encontro.

Comecemos pelo resultado: 18,14,67. Cerca de 41 segundos pior que o meu recorde estabelecido à cerca de 2 meses e meio. Não há como escamotear a questão, o resultado indica um abaixamento de forma. Bem sei, que nestas últimas 13 semanas o treino foi totalmente focado para a distância da maratona, mas a diferença é demasiado grande para ser explicada apenas por esse facto.

Mas nem tudo foi mau. O simples facto de ter concluído a prova sem ter tido qualquer queixa do tendão foi pelo menos animador. Ainda que as sensações de hoje, segunda feira, indiciem que o tendão não está a 100%, mantendo-se a dúvida se o mesmo irá resistir aos 42 km...

Tal como já escrevi anteriormente, não consigo deixar de sentir que perdi a embalagem (principalmente em termos anímicos) que as últimas semanas de treino me tinham dado.

Curiosidade e talvez a melhor notícia do fim de semana, pesei-me hoje de manhã e...67,5 kg :D

***


Sem comentários: